terça-feira, 28 de outubro de 2008

04/11 | 21H30

A EXPERIÊNCIA | DAS EXPERIENCE
OLIVER HIRSCHBIEGEL

COM: MORITZ BLEIBTREU, CHRISTIAN BERKEL, OLIVER STOKOWSKI, WOTAN WILKE MÖHRING, STEPHAN SZASZ
DRAMA / THRILLER | ALEMANHA | 2001 | COR - 120 MINUTOS
M/16

---

Baseado na famosa experiência da prisão de Stanford, levada a cabo em 1971, o filme trata de um estabelecimento prisional provisório transformado num autêntico laboratório de investigação.
Repleto de celas, trancas e câmaras de vigilância, põem-se à prova 20 homens, durante duas semanas, preparados para fazerem de prisioneiros e guardas. Uma vez fechados, os «presos» têm de seguir algumas regras, supostamente moderadas, bem como os guardas, «que não devem usar de violência física». Outras das condições estabelecidas é a liberdade para desistir da experiência, sempre que se quiser, sem que por isso se seja castigado.
Apesar de o ambiente inicial ser de uma certa insegurança e autoridade, os ânimos exaltam-se, as desavenças começam e os guardas empregam sanções cada vez mais drásticas para afirmar o seu poder.

Uma produção alemã, datada de 2001, que assinala a estreia em cinema de Oliver Hirschbiegel, um realizador que tem desenvolvido a sua carreira na televisão.
«A Experiência» recebeu três prémios do cinema alemão, referentes à produção de 2001: melhor realização, melhor argumento e melhor fotografia. No Fantasporto de 2002, foi distinguido com o prémio de argumento.

PRÉMIO MELHOR ARGUMENTO FANTASPORTO 2002
---
http://www.dasexperiment.de/intro/

---TRAILER

Sem comentários:

Free Blog Counter